quem sou

A atear brasas na Casa da Lenha está o Xavier Marques.

A sua aventura musical começou ao piano, explorando mais tarde a guitarra, até por fim ter descoberto o mundo dos botões e dos microfones na engenharia e na produção audio. Após ter terminado os seus estudos na S.A.E. – School of Audio Engineering (Londres, UK e Byron Bay, Austrália), em 2008 regressou a Portugal onde trabalhou durante alguns anos em estúdios na região de Aveiro, Coimbra e Porto. Aqui teve oportunidade de trabalhar como engenheiro com bandas como d3o, The Parkinsons ou Panda Pompoir. Numa vertente multimédia, fez parte da equipa que produziu “O Programa do Aleixo” e a “Copa Aleixo”.

Em paralelo, trabalhou como técnico de som ao vivo em diversas casas de espetáculo, por onde passaram bandas nacionais como Peixe Avião, The Legendary Tigerman, Emmy Curl, Nuno Prata, entre outras. No panorama internacional, fez parte da equipa técnica de Raphael Saadiq durante a sua tour europeia de 2011.

Mais recentemente, partindo da sua vontade de explorar novos caminhos, aventurou-se num projeto pessoal de onde surgiu a Casa da Lenha. Aqui, tem colaborado com Souq, Darko, The Macaques, Fanfarra Kaustika, The Machine Wolf, The Girl In The Black Bikini, Baga, etc.

Forte entusiasta da tecnologia musical, tem também composto música original para curtas metragens (“Luz Clara”, “O Tardo”), espetáculos ao vivo (Os Improváveis) e diversos spots publicitários (QA – Cyberlab).

Anúncios